segunda-feira, agosto 06, 2007

8 de Novembro de 2004

FC Porto avia Sporting

21 horas - Estou em casa a ver o FC Porto-Sporting, na Sport TV. Cheio de fé, sem saber porquê. Deixei um belo lançamento na Culturgest. O poeta e ensaísta Hélder Macedo concedeu-me um autógrafo. Continua com um comportamento fidalgo e gostei imenso de o ouvir. Acabo por dialogar com o editor Francisco Espadinha, que me diz para mandar o meu romance para a Presença. Assim. Sem mais delongas. Vou mandar. Não se perde nada. Escrevi-o em 2000. Concorri ao Prémio Orlando Gonçalves (Amadora) e ao ASA/Acontece. Não ganhei nada. O ano passado o livro esteve na Temas e Debates. Foi recusado. Depois esteve na Oficina do Livro. Foi aprovado pelo Gonçalo Bulhosa, que inicialmente tinha recusado o Neura-2004. Dez meses depois acabou por ser recusado pelo António Lobato Faria, que descobriu que o livro estava muito grande.
— Ganda maluco! 600 páginas!
(Isto disse-me ele no lançamento do “Sem medo”, da Rita Delgado, a 15 de Setembro).

23 horas - O Sporting perdeu 3-0. Mais uma “barraca” do Ricardo. Já nem dói muito. Estou habituado. O espectáculo continua arredio do futebol.