domingo, abril 08, 2007

21 de Outubro de 2004

Aí estão as minhas “Erecções” à venda nas melhores livrarias!

18h45m - Estou a chegar à Bertrand do Picoas Plaza, onde se realiza o lançamento dos “Super-heróis da História de Portugal”, texto de António Gomes de Almeida e ilustrações de Artur Correia, dois amigos do cinema de animação, da BD e da escrita, de há 20 anos. Que grande gozo me dava ler os “Tele-gatos”, a crónica do António na “Tele-semana”, a revista de televisão dos anos 70, em formato tipo “Maria”.
Parece que ouço a voz do meu colega Luís Marcos, nas aulas mais chatas do Liceu Camões, a segredar-me da carteira por trás da minha, nos idos de 1979: “Psst, passa aí a Tele-semana”. Eu, o Luís Marcos e o Orlando (por alcunha o “Batata”) passávamos muito tempo juntos.
Adiante.
Primeiro falou a editora, a Zita Seabra. Ninguém bateu palmas. Depois falou o apresentador da obra, o João Paiva Boléo. Toda a gente bateu muitas palmas. Depois falou o Artur Correia. Toda a gente bateu muitas palmas. Depois falou o António Gomes de Almeida. Toda a gente bateu muitas palmas. Depois a Zita Seabra encerrou a sessão e convidou para os copos e os salgadinhos. Ninguém bateu palmas.
Como o António e o Artur são uma organização, a malta dava o livro ao António, o António autografava e punha o livro na bicha (em cima da mesa), enquanto o Artur dava despacho aos desenhos. E a malta ia dar uma volta pela livraria e voltava depois para recolher o livro. Assim é que é!
Numa das voltas dei com o “De boas erecções está o Inferno cheio”, a 6 euros e picos. Afinal sempre chegou às livrarias antes do Festival da Amadora. Por pouco, mas chegou. No escaparate principal, “As mulheres não gostam de foder”, do meu amigo Rabo, está em grande destaque.
Embrulhem, cidadãos de Viseu! E ponham-se a pau. Vou levar um bastão de beisebol e um martelo. Sempre quero ver se eu e o Rabo “não nos intregramos no espírito da cidade”. Para vergonha já basta eu ter fugido da estátua do Viriato, com 6 anos. Estavam-me a tirar uma foto, eu olho para cima, julgo observar um movimento e fugi uns metros. Depois senti-me estúpido, mas já estava.
“Então estás a fugir de uma estátua?”.

Estas merdas marcam um gajo para a vida inteira. Aos 19 anos, na Venda do Pinheiro, de madrugada, tinha noites em que os eucaliptos me assustavam e imaginava inimigos que me queriam assassinar. Aí era fruto de ter visto muitos filmes do Hitchcock, do Dario Argento, do Carpenter...
Mal eu sabia que muitos anos depois se rodou na Venda do Pinheiro um grande filme de terror: “Big Brother”.

21h15m - Cá estou eu em mais uma sessão de hidroginástica. Havia oito senhoras para cinco homens. Está a ficar mais equilibrado.

24 horas - Vejo o Luís Louro no “Cabaret da Coxa”. Só teve direito a 8 minutos de tempo de antena. E a Maya foi aos 14 porque continuou a falar com o Unas, que aquilo estava a apontar para os 11. É o que eu digo, o Cabaret está a perder nas entrevistas. O flash do salão de Barcelona do Gimba foi muito curto. Logo a seguir a SIC Radical passa um documentário de 2000, “Sin cities”, e ficámos a conhecer os antros de Barcelona como deve ser.
Soube pela Maya que o Benfica ganhou 4-2.
Venho para o computador e escrevo o diário. Estou com fome. Vou comer qualquer coisa e ler os jornais. São 4 e 25 e tenho um princípio de enxaqueca.
Beijinhos e até amanhã, se fôr caso disso.

3 Comments:

Blogger Maríita said...

Paiva Boléo? Começo a achar que isto é conspiração, andámos nos mesmo circulos toda a vida...or so it seams.

Beijocas

11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Paiva Boléo é um dos senhores do "núcleo duro" da Tertúlia BD de Lisboa, mas agora não tem ido.

Nas inaugurações da Bedeteca comparecia com uma fabulosa gravata amarela do Tintim.
Dedicada ao Capitão Haddock, com uma série de insultos típicos inscritos em toda a gravata.

2:36 da manhã  
Blogger Capitão-Mor said...

Interrogo-me sobre quem serão os super-heróis da História de Portugal. Bom, parece que já temos uma amostra pelo recente concurso "Grandes Portugueses" na RTP. Na minha opinião, o Fernão Mendes Pinto encarna o aventureiro português na perfeição!

2:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home